30 de maio de 2009

Como recuperar dead pixels em monitores de LCD

Com a difusão do uso dos monitores LCD, muitas pessoas foram "presenteadas" com monitores que possuem pequenas imperfeições, chamadas "dead pixels" ou "stuck pixels", que na grande maioria das vezes, não permite a troca do produto usando a garantia. Entenda melhor oque são e como resolver o problema dos dead (ou stuck) pixels abaixo:

Os monitores de lcd funcionam formando a tela com vários pontos, os quais possuem 3 cores: azul, vermelho e verde. À partir da combinação dessas 3 cores, o monitor produz todas as outras. Quando um pixel "morre" (dead pixel), ele deixa de funcionar, fcando sempre desligado, e quando ele "fica preso" (stuck pixel), uma cor ficará sempre fixa naquele ponto.

É importante esclarecermos que, se você adquiriu um dispositivo que possui tela/monitor LCD que não possui nenhum dead pixel, pode ficar tranquilo, pois eles são defeitos ocorridos na fabricação, sendo que o uso da tela não acarretará em pixel defeituosos.

As empresas dizem que essas imperfeições são resultado de um sistema fabril ainda falho, e por isso, limitam as trocas a aparelhos com mais de 4 pixels defeituosos.
Se você tem problemas com pixels defeituosos em seu monitor LCD, podemos tentar "revivê-los", usando métodos encontrados nos fóruns da internet. Lembre-se que você estará fazendo os procedimentos sob sua conta e risco.

Leia todos os métodos antes de começar, e assim você poderá escolher aquele que lhe parece mais seguro/adequado.

Concertando stuck pixels por software

Alguns softwares tentam reanimar o pixel preso, forçando-o a alternar várias vezes a cor a ser exibida, até que uma das cores o desprenda. Há alguns softwares gratuitos que podem ser utilizados:

JScreenFix: Roda direto do navegador. Faz os pixels ligarem e desligarem até 60 vezes por segundo.

DPT 2,20 - Um aplicativo que localiza pixels mortos ou presos. Tem também um exercitador de stuck pixels.

UDPixel 2,1 – Localiza e tenta resolver os pixels presos.

LCD Scrub – Produz padrões de cores e pisca a tela para tentar corrigir o pixel. É originalmente um protetor de tela para MACs.

Se isto não funcionar, passe para os próximos passos:

Liberando pixels presos com pressão

É uma tentativa de, fisicamente espalhar o cristal líquido do pixel. Cuidado para não riscar a tela ou danificar os pixels "vizinhos" ao defeituoso.

Desligue o monitor e ponha um pano úmido e macio sobre o pixel defeituoso. Use um instrumento pontiagudo para fazer pressão no pixel problemático. Sugiro que use uma caneta de PDA, ou se não for possível, a ponta de um lápis/caneta convencional. Enquanto faz pressão, ligue o monitor. O pixel deve estar funcionando normalmente.

Mas se o filho da mãe ainda assim teimar em não funcionar, ainda há salvação:

Método de troca

Semelhante à tentativa anterior. Agora, com o monitor ligado, crie uma imagem totalmente preta e outra totalmente branca. Abra a imagem preta em tela cheia, para que a tela fique totalmente preta (não desligar o monitor). Com um dos instrumentos citados acima, faça pressão sobre o pixel defeituoso, sem utilizar o pano (objeto direto na tela). Faça pressão até aparecerem manchas brancas em volta do ponto de contato do objeto com a tela, e então troque pela imagem totalmente branca. Retire o objeto e verifique se o pixel voltou a funcionar.

Se nenhum dos métodos acima funcionou, infelizmente você terá que aprender a conviver com o pixel teimoso. Se você não entendeu bem os processos ou não se sente confiante,
pode procurar pelas palavras "fix stuck pixels" no YouTube e verificar os vários vídeos disponíveis.

Posts Relacionados

Também Relacionado

11 comentários:

Almeida C. | 5 de julho de 2009 22:53  

Cara, tem um erro na sua dica. Os monitores possuem as cores azul, verde e vermelha. AMARELO não!!!

Pedro | 29 de julho de 2009 09:40  

Obrigado por ter avisado Almeida!
Será editado imediatamente!

wAlbert | 12 de outubro de 2010 20:33  

Grande post, infelismente terei que conviver c/ o pixel defeituoso!

Anônimo | 23 de janeiro de 2011 18:09  

Tenho um ecrã da asus, que viu de origem sem pixeis bloqueados, reparei há poucos dias que tinha aparecido um 8|, só sei dizer que com os programas não resolvi nada mas agora com a técnica da pressão no pixel foi impecável =D.

Anônimo | 8 de março de 2011 14:57  

olá a todos . meu note tava com um pixel preso e usei o metodo da perssão. DEU CERTO. Um Detalhe : o monitor é de LED . Muito Grato pelas dicas sérias e bem escritas.

Anônimo | 12 de janeiro de 2012 17:28  

Ai galera, quase 3 anos depois da dica e ela ainda foi útil. Havia tentado com programas, mas sem sucesso, ai liguei e ele iniciou bem verde, pressionei uma vez com um pouco de força e o dedo envolto em uma meia, FUNCIONOU! Obrigado e abraços!

Bruno | 13 de março de 2012 19:19  

Valeu mesmo!
Eu usei vários programas para corrigir meu LCD e graças a você consegui corrigir o pixel desligando o monitor e com um objeto usei pra fazer a pressão.
E em segundos o pixel morto foi corrigito!
=^.^=

Anônimo | 18 de agosto de 2012 09:26  

usei pasta de dente, saíram todos os riscos ficou muito bom obrigada!

Aleatorys | 20 de agosto de 2012 17:49  

Tenho aqui uma tela led, com um aspecto muito estranho, como faço para te mandar uma foto disso? Dá uma olhada aqui e me dá uma opinião. Na minha opinião foi mau uso, concorda comigo?
Olha aqui
http://pecasdenotebook.blogspot.com.br/2012/08/defeito-estranho-em-tela-led.html

Anônimo | 14 de julho de 2013 20:22  

Pow galera to fazendo a técnica de pressão, ela funciona parcial, eu pressiono o pixel com defeito desaparece, mas logo volta a aparecer e no meu caso são 02 pixels.

Gorete Costa De Souza Costa | 18 de março de 2014 12:59  

a minha tv e sony tou com 4 bolas preta na tela me de uma força ai

Os comentários retidos pelo filtro anti-span serão revistos pelos moderadores. Não serão publicados comentários com propagandas ou ofenças.