16 de novembro de 2007

Como Formatar o Computador

Hoje me deparei com uma situação muito chata e comum no cotidiano da informática: Precisava urgentemente formatar meu computador. E após fazer isso achei que poderia mostrar aqui como é fácil e rápido formatar o seu PC, desde que você tome alguns cuidados.
O primeiro é se certificar que fez todos os backups necessários. Documentos, fotos, MP3 e tudo mais que você deseja guardar deve ser transferido para outra partição de seu HD ou mídia removível (CD, DVD, pendrive e etc.). Como eu já estou acostumado a formatar meu pc com certa frequencia, tenho meu HD dividido em 2 partições, usando uma para instalar o Windows e outros programas, e a outra partição para guardar documentos, mp3, instaladores e todo o resto.
Depois do backup, tenha certeza que você possui todos os drivers necessários para reinstalar os periféricos do seu computador. A maioria será detectado pelo Windows, mas é bom ter em mãos os drivers mais completos e atualizados do seu adaptador (placa) de vídeo e do modem, pois são os dois que mais comumente dão problemas e também mais difíceis de achar. Além disso, se algo sair errado após a re-instalação, vc precisa ter condições mínimas para entrar no Google e procurar ajuda, ou deixar um comentário aqui :P
Se você se conecta à Internet por uma lan, guarde as informações da conexão (no Windows XP Iniciar -> Painel de Controle -> Conexões de Rede -> Botão direito do mouse na conexão -> Propriedades -> Protocolo TCP/IP -> Propriedades). Eu pessoalmente, tenho uma screenshot dessa tela, assim fica mais fácil guardar.
Se sua conexão é discada/Speedy/Velox ou outra, tenha em mãos os dados/CD de instalação.
Agora é hora de colocar o CD do Windows no seu pc e começar a trabalhar. A instalação do Windows XP é a mais tranquila, pois o programa de instalação é bem completo e você pode formatar, criar e excluir partições dentro dele mesmo, além de normalmente ser bootável.
Se esse for seu caso, coloque o cd e reinicie o computador. Acesse a BIOS (apertando DEL quando o pc reiniciar) e altere a ordem de boot para primeiro CD e depois HD, ou então simplesmente desabilite o boot por HD (importante lembrar depois de voltar ao normal quando o computador reiniciar). Salve as alterações, saia e inicie o programa de instalação.
Se o seu CD não iniciar sozinho ou se o seu windows for o 98/95/ME, você vai precisar de um disco de boot. Você pode fazer no Windows 9x/ME através do Painel de Controle -> Adicionar ou Remover Programas -> Criar disco de Inicialização, ou então baixar no Baixaki.
Insira o disco em seu computador, o CD do Windows, altere a opção da BIOS conforme o passo anterior, alterando para disquete, e quando perguntado, peça pela inicialização do prompt com suporte a CD-ROM. Após a inicialização (pode demorar um pouco) execute o comando FORMAT na unidade em que pretende instalar o Windows (normalmente C:, ficando então “FORMAT C:” ).
Após a formatação, vá para a unidade de cd, que deve ser D ou E, com o comando “D:”, digite DIR e procure pelo arquivo INSTALAR, INSTAL ou ainda SETUP. Localizado o arquivo, digite o nome do programa, dê enter e aprecie o programa de instalação. Os programas de instalação a partir do Windows 98 são muito simples, e a menos que escolha a opção avançada, não será pedido a você responder perguntas difíceis. Sendo assim, não vou me aprofundar na instalação, passando para o passo seguinte. Caso você tenha
A primeira coisa a fazer, após a instalação do windows, é atualiza-lo via Windows Update. Se a sua cópia do Windows XP for pirata, você vai precisar validar o windows.
O Windows XP hoje conta com mais de 70MB de atualizações (se você executou uma instalação com Windows XP SP2, senão devem ser pelomenos mais 200 MB de download. De qualquer modo, tente executar o maior número de atualizações possível a cada reinicialização da máquina, ou então esse processo pode demorar ainda mais. Enquanto espera o Windows Update terminar, ou depois dele, instale um anti-vírus (eu uso o ESET NOD32, muito bom e bem leve) e atualize-o também.
Depois disto, seu sistema está pronto para o uso.
Deixo aqui um link para a seção de dicas para Windows 9x/ME do Fórum do Baboo, que contém vários tópicos relacionados a formatação, particionamento e reinstalação do Windows, lembrando sempre que a discução sobre software pirata/ilegal é proibida neste fórum.

Posts Relacionados

Também Relacionado

4 comentários:

Lua Campos | 11 de setembro de 2008 às 11:14  

Legal o Blog..
Muito boas as dicas...
Pra expansão do blog...
Seria legal colocar o feed Rss, pra gente que é leitor do Blog
Bjks :)

Anônimo | 23 de setembro de 2008 às 11:09  

Olá!Gostei muito das dicas desse sites!!
Muito bom trabalho!!
Valeu mesmo!!
XD!!
BjSSS

Anônimo | 27 de março de 2009 às 12:46  

Bem fiquei sabendo atraves de um amigo que tem uma loja de informatica, que após formatar o pc, é preciso que se instale os drives, com uma combinação certa, ou seja, por exemplo: primeiro intalar o drive de video, depois o de audeo e assim vai.Gostaria de saber se existe essa possibilidade de ter que instalar os drives em uma ordem correta, ele diaz que ao instalar dessa forma o pc dica melhor e demora mais tempo para que vc formate ele novamente...Vlw galera...Se alguem souber sobre isso me avise.

aqui viu! | 8 de abril de 2009 às 23:45  
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Os comentários retidos pelo filtro anti-span serão revistos pelos moderadores. Não serão publicados comentários com propagandas ou ofenças.