12 de dezembro de 2007

Como usar MSN ou ORKUT no trabalho, escola ou Faculdade

O acesso ao MSN, orkut, MySpace e vários outros sites são bloqueados pela maioria dos servidores de instituições de ensino e de trabalho. Para passar pelo bloqueio, primeiro é preciso identificá-lo. Se você não souber o tipo de barreira que precisa transpor, pode também testar as possibilidades até encontrar a correta.

1- Servidor de Internet

O bloqueio mais comum é feito pelo servidor de internet: qualquer requisição aos domínios pré-estabelecidos (orkut.com e messenger.com por exemplo) é bloqueado e aparecerá uma tela notificando que você não tem acesso à aquele endereço. Esse bloqueio, dependendo do administrador da rede, pode ser o mais fácil ou o mais difícil. Se a barreira é feita para a requisição, precisamos fazer a requisição a algum site desbloqueado (A) e pedir para ele acessar o servidor bloqueado (B), trazendo a resposta até nós através do site A. Esses servidores (A) são conhecidos como PROXY, que basicamente captam a requisição, fazem a mesma, e nos retornam a resposta.

Eu disse um pouco antes que pode ser fácil ou difícil e agora eu vou explicar o porque: Fácil se o administrador bloqueou apenas os servidores dos serviços desejados (msn e orkut por exemplo). Aí então, é só achar uma proxy compatível com aquele serviço e conectar-se. Difícil, se ele bloqueou também os endereços dos proxyes, porque aí então você pode demorar um pouco para achar alguma que ele não conheça.

Para dificultar um pouco mais: Nem todos os proxyes funcionam com todos os servidores/serviços. E ainda, recentemente eu tenho visto bloqueio de alguns proxys para orkut/msn, pois essas requisições estavam tomando muitos recursos dos equipamentos deles.

Agora para facilitar: para utilizar-se de um proxy, é necessário um endereço (url ou IP) para conectar-se. Para não fazer uso de nenhum programa desconhecido nem ficar alterando as propriedades do seu browser, existem sites em que você apenas digita o endereço desejado (orkut.com no nosso exemplo) e o site faz o acesso através do servidor proxy (são os webproxys).

Como disse antes, pode ser que o administrador da rede seja uma pessoa muito empenhada na busca aos webproxys, então você vai precisar renovar sempre seu método de acesso.

Eu, pessoalmente, acesso sempre que preciso o blog Só Trabalho!. Essa é com certeza uma das mais atualizadas e completas listas de webproxies que existem, focando a lista para o MSN e Orkut.

Uma dica para este blog: quando você escolhe e clica em uma proxy, ela abre em outra janela. Provavelmente, não irá funcionar, por causa do servidor (proxy.org/proxy/). Simplesmente apague a primeira parte do endereço e utilize apenas a última.


2 - Supervisor de Conteúdo do Internet Explorer

Outra forma de bloqueio, é através do supervisor de conteúdo do Internet Explorer. Quando você acessa sites com determinadas palavras-chaves ele pede a senha de permissão. Em casos mais extremos, todos os sites são bloqueados, permitindo-se apenas as exceções. Como já era de se imaginar, existem várias maneiras de furar o bloqueio, e eu conheço 2 delas:
Uma das maneiras é tirar a senha do administrador, mesmo sem conhecê-la. O processo é feito através do Registro do Windows e é bem simples.

1- Feche o Internet Explorer, entre no Registro (Iniciar>Executar>”regedit”) e navegue nas chaves (pastas) na seguinte ordem:

KEY_LOCAL_MACHINES \ SOFTWARE \ Microsoft \ Windows \ CurrentVersion \ Policies \ Ratings

2 - Encontre e delete a entrada (arquivo) chamado “Key”.

3- Isto deve bastar para desabilitar o Supervisor de Conteúdo, mas caso ele ainda teime em não sair, delete o arquivo “rating.pol” que normalmente fica oculto na pasta

“C:\Windows\System\” .

Se você não quer retirar a senha para não levantar suspeitas, há outro método: como essa é uma proteção do Internet Explorer, é só instalar outro browser como Opera ou Firefox.

Há a possibilidade do seu administrador de rede usar algum programa específico para bloquear a
internet. Nesse caso, ou você procura pelo nome no google, ou então deixa nos comentários o nome e a versão, para que eu tente ajudá-lo.

Leia Mais…

7 de dezembro de 2007

Windows Live Messenger 9 - BETA

Originalmiente programado para sair em 2008, o Windows Live Messenger ( falecido MSN Messenger) versão 9 vazou na internet. Pelo (pouco) que se sabe, parece que um beta-tester soltou pra um amigo, que passou pro outro e tal… portanto, essa é uma versão BETA (de teste) e que poderá conter erros. A versão final está programada para o primeiro trimestre de 2008. Até lá, agente vai brincando com a versão BETA mesmo.

http://baixaki.ig.com.br/download/Windows-Live-Messenger-9.htm

Leia Mais…